aop 0759
5119 palavras
21 páginas
A R T I G OPolímeros reciclados para contato com alimentos
Sandra A. Cruz, Éder C. Oliveira, Fernando C. S. de Oliveira, Pâmela S. Garcia, Manuela L. Q. A. Kaneko
Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, UFABC
Resumo: Os resíduos sólidos urbanos (RSUs) são atualmente um dos maiores problemas ambientais, por serem gerados em grande quantidade e ocuparem extensos espaços por um longo período, resultando na diminuição do tempo de vida útil dos aterros sanitários.
Os polímeros constituem um grande percentual da composição do RSUs, sendo que as embalagens plásticas contribuem com maior volume e massa. Apesar da reciclagem de polímeros estarem se consolidando no Brasil, graças ao seu mercado ascendente e promissor, existem ainda restrições quanto a sua utilização em contato com alimentos devido aos eventuais processos de migração de contaminantes que podem ocorrer da resina reciclada para o alimento. Por outro lado, dados recentes do setor indicam que a maior parte do consumo de resina virgem é destinada, justamente, para o mercado de embalagens alimentícias. Assim, o desenvolvimento e o gerenciamento de tecnologias que possibilitem o retorno destes materiais a sua aplicação original é de grande importância para sociedade contemporânea.
Em um panorama geral, este trabalho aborda as exigências e limitações do uso de polímeros reciclados para contato com alimentos.
Palavras-chave: Reciclagem, polímero, embalagem para alimento, resíduos pós-consumo.
Recycled Polymers for Food Contact
D E
Abstract: Municipal solid waste has recently become one of the severest environmental problems. This is because it is generated on a large scale and occupies large spaces for long periods resulting in a decrease in the useful life of landfills. Polymers comprise a large percentage of municipal solid waste and polymer packaging is responsible for the large mass and volume amount. Despite the consolidation of polymer recycling in Brazil, due to the promising and