Aonde a tecnologia se aplica na atualidade
Ao mesmo tempo, os setores claramente relacionados com investimentos em tecnologia e inovação - equipamentos médicos de precisão e de automação industrial, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, máquinas e equipamentos, máquinas de escritório e informática e material eletrônico e de comunicação - seguem com uma participação muito baixa no total, embora tenham passado de 3,38% para 6,37% em dez anos, ainda assim com picos de crescimento e de queda ao longo da série.
"A medida da importância é dada pela distribuição dos recursos. No conjunto não há mudança significativa", constata Edgard Pereira, economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), após ponderar sobre a necessidade de se observar os setores por dentro para saber se a política industrial está mostrando alguma efetividade.
Quando os números setoriais são agrupados por médias trianuais, nas duas pontas, fica mais evidente a falta de nitidez quanto aos setores prioritários. Máquinas e equipamentos passam de uma média de 2,97% de 1997 a 1999 para 3,35% de 2004 a 2006. Máquinas de escritório e de informática, o setor que percentualmente mais cresce nos dez anos em foco, passa nos mesmos triênios de imperceptíveis 0,023% para irrisórios 0,33%. Material eletrônico e de comunicação sai de 0,66% para 0,79%.
"Vê-se que mesmo o setor de