Ao Contr Rio Dos Demais
Assim como Taylor, ele acreditava que a empresa divide-se em dois níveis: planejamento e execução. Ford desenvolveu um modelo de administração caracterizado pelo trabalho dividido, repetido e contínuo baseados em três princípios a saber:
a) Princípio da Produtividade: aumentar a capacidade de produção de um homem e a redução de custos por meio da especialização e linha de montagem.
b) Princípio da intensificação: diminuição do tempo desde a fabricação da matéria-prima até a colocação do produto no mercado.
c) Princípio da economicidade: reduzir ao mínimo o estoque de matéria-prima.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/40255/principios-de-henry-ford##ixzz3XNs1KbSp Os três Princípios Básicos de Ford
Ford adotou três princípios básicos, á saber:
· Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e rápida colocação do produto no mercado.
· Princípio de economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio desse princípio, conseguiu fazer com que o trator ou o automóvel fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida. Diz Ford, em seu livro: "O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na terça feira, à tarde".
· Princípio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período ( produtividade ) por meio da especialização e da linha de montagem. Assim, o operário pode ganhar mais, um mesmo período de