Anêmona do mar
Classificação taxonômica
Taxonomia Filo: Cnidaria Classe: Anthozoa Subclasse: Hexacorallia Ordem: Actiniaria Família: Actiniidae Género: actinia Espécies: Actinia equina
Grupo: Anémonas, corais e medusas
Nome popular
Morango-do-mar
Tomate-do-mar
Distribuição
HabitatEsta anêmona atribui a superfícies duras e é encontrado do superior para diminuir costa, até profundidades de 20 m (2) . Também pode tolerar salobra água e podem ser encontrados em estuários (1) .
É comum no Oceano Atlântico, da costa oeste da África para a Rússia, Gra-betanha, Portugal, Florida e em águas tropicais do Brasil em vários estados um dele é Mato Grosso-Brasil na Vila Bela da Santíssima Trindade.
Caracteristicas morfologias
Seu corpo é cilíndrico. Têm simetria radiada e cavidade gastrovascular com uma única abertura. É um animal muito primitivo provido de apenas alguns órgãos ou aparelhos que são poucos especializados.
Possui duas camadas gastrodérmicas separadas por uma camada de mesogléia.
A borda livre é trilobada e chamada de filamento septal.
Não é seesil, o sistema muscular nas anêmonas do mar é muito mais especializado do que nas outras classes de cnidários.
Apresenta também sistema nervoso. Suas células nervosas estão espalhadas por toda o seu corpo, por isso seu sistema nervoso é denominado difuso. As células nervosas estão diretamente em comunicação com as células da epiderme e da gastroderme.
Seu fim basal é um disco plano que funciona como pé, disco do pedal , permitindo que você navegue, e sua extremidade apical é o disco oral , que tem a boca no centro, e ao redor tentácilos compostos cnidocitos, equipado com células urticantes paralisante neurotoxinas em resposta ao toque. os nematocistos.
Frequentemente uma linha azul brilhante em torno da base adesiva e brilhantes manchas azuis (conhecido como acrorhagi) contendo células urticantes estão localizados na parte