Anéis
Os anéis elásticos são feitos em aço mola (SAE 1070) que proporciona melhor elasticidade na aplicação do produto, e são usado em eixos ou furo. Em equipamentos mecânicos são anéis de aço, ficam em rasgo em torno de um eixo redondo, podendo ser em qualquer ponto do eixo, mas, em geral fica nas extremidades, a fim de ajudar travar componentes que estão no eixo.
O Anel Elástico é o sistema de fixação mais aplicado universalmente, ele transfere altas cargas axiais do elemento fixado para as paredes da ranhura, atuando como um anteparo quando montado em ranhuras de furos e eixos. Esse elemento de máquina é conhecido também como anel de retenção, de trava ou de segurança. Suas Principais funções são:
• Evitar deslocamento axial de peças ou componentes;
• Posicionar ou limitar o curso de uma peça ou conjunto deslizante sobre o eixo.
Tipos de anéis elásticos.
Grupo 501- Anéis de Retenção para Eixos Tipo mais comum de anel de Retenção oferece a melhor solução quanto a espessura e largura radial. Sua seção não-uniforme assegura circularidade e pressão sobre a ranhura constante. É seguro em cargas e rotações altas.
Grupo 502- Anéis de retenção para furos. Tipo mais comum de anel de retenção oferece melhor solução quanto à espessura e largura radial. Sua seção não-uniforme assegura circularidade e pressão sobre a ranhura constante. É seguro em cargas e rotações altas. Diâmetro de aplicação: 8- 300 mm.
Grupo 503- Anéis de retenção para eixo. É o anel de retenção para eixos montados radialmente mais comumente utilizados. Propicia uma grande face de contato pequeno diâmetro. Diâmetro de aplicação: 0,8- 30 mm.
Grupo 504- Anéis de retenção para eixos. Anéis para eixo montados radialmente, desenhados com o conceito Seeeger de seção não- uniforme e tensão constante. Formam um encosto estreito e uniformemente concêntrico. São excelentes para montagem onde o espaço é limitado. Diâmetro de aplicação: 3- 55 mm.
Grupo 519 -