Análises dos Tipos de Demonstrações Financeiras
As análises podem ser classificadas de diversas formas, as mais comuns são:
1.1 Demonstrações gerenciais para uso interno
Grande número de demonstrativos que orientam os planos e processos decisórios de uma empresa. Podem apresentar dados históricos, projeçoes futuras e comparativos entre tais projeções e o que foi realizado durante determinado período de tempo.
Comumente correspondem a valores monetários, mas não é raro encontrar os que apresentam quantidades físicas asssociadas aos valores.
Dados Históricos
A contabilidade é o grande banco de dados históricos de uma empresa. O registro desses dados permita à administração cohecer, usando os saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados por período. É uma importante fonte de informações que além de fornecer elementos para os lançamentos contábeis gera demonstrativos que permitem entre outras coisas controlar custos e movimentações de saldo e de estoque.
Os demontrativos gerenciais e contábeis apresentam detalhamentos da formação dos saldos contábeis da seguinte forma:
Entradas e saídas de caixa e conta bancária
Entradas e baixa(s) de estoque(s)
Movimentações de contas bancárias
Contas a pagar e a receber
Vendas
Departamentalização das despesas
Sistemas integrados para processamento dos dados que geram registros contábeis e relatórios simultaneamente sao geralmente utilizados por empresas organizadas e elminam a chance de duplicidade de trabalho.
Dados Projetados
Nesta categoria incluem-se aqueles demonstrativos que:
Previsões de curtíssimo prazo, como projeções semanais das movimentações de caixa e bancos;
Planos globais que abrangem um ou mais anos
1.2 Demonstrações contábeis para divulgação externa
São demonstrativos regulados pela legislação comercial e fiscal, que também conta com normas específicas a serem seguidas, como as da Comissão de Valores Mobiliários, CVM. Estas demonstrações normalmente são elaborados para