Análises de Redes
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
EAM 451 – SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
Relatórios 07 e 08 - Análises de Redes I e II
Julho 2013
VIÇOSA-MG
Introdução
Uma outra aplicação do SIG é na análise espaciais de redes de abastecimento de água, rede de esgoto, transito, etc., a qual, visa determinar, na maioria das vezes, o melhor percurso entre dois pontos, ou encontrar zonas de acessibilidade. Do ponto de vista do sistema de transportes podem-se buscar a menor distância entre dois pontos, os hospitais mais próximos no caso de um acidente.
Grafos são representações de uma rede formada por nós e arcos. Grafos são aplicados em SIG em análises de redes espaciais. Contudo, antes de gerar a rede, deve se certificar que não há inconsistências topológicas no arquivo linear que se utilizará na criação da rede. Analisa-se, portanto, se todos os arcos adjacentes estão conectados e se há duplicidade de arcos, o que pode atrapalhar o desempenho da rede.
Uma rede é representada por arcos e nós de forma que todos os nós são ligados por arcos. Além disso, a cada arco é associada uma resistência ou um peso na forma de distância, tempo, resistência ao fluxo, etc.
Outra vantagem em usar um SIG para a análise de redes está na habilidade de associar a cada nó, arco ou polígono de arcos da rede, um conjunto de atributos que de outra maneira não estaria disponível para a análise. Além disto, algoritmos específicos, como por exemplo, para minimizar a distância e o tempo percorridos em uma rota, podem estar imediatamente disponíveis. Assim, um SIG pode permitir ao usuário, além de visualizar e entender as soluções dos problemas, tomar decisões e mesmo alterá-las rapidamente, por exemplo, substituindo uma solução gerada pelo sistema por uma solução que considere fatores adequados para aquele contexto, consistindo em criar a melhor rota para ir de um lugar a outro.
Objetivos
O