Análises de propriedades físicas dos compostos iônicos e moleculares
Relatório I
Experimento realizado em data de ______________.
2.- Objetivo:
Realizar análise das propriedades físicas dos compostos iônicos e moleculares mediante experimentação da sua condutividade elétrica, solubilidade e miscibilidade em H2O destilada e Benzeno.
3.- Resumo:
Foram realizados experimentos para verificação das propriedades físicas dos compostos iônicos e moleculares em duas etapas: Na primeira, os experimentos foram realizados em torno da condutividade elétrica mediante o uso de uma lâmpada e, na segunda, os experimentos focaram a solubilidade / miscibilidade em H2O destilada e Benzeno cujos resultados demonstraram que as ligações iônicas e covalentes interferem diretamente nas propriedades físicas dos seus compostos.
4.- Introdução:
Os compostos iônicos são formados por íons que possuem cargas elétricas opostas: os cátions (que possuem carga elétrica positiva) e os anions (com carga elétrica negativa). Estas cargas opostas se atraem mutuamente mantendo, desta forma, os íons unidos. Esta ligação é a chamada ligação iônica e ocorre quase sempre com participação de metais. Cumpre ressaltar a força desta ligação que, diante da necessidade de um cátion em doar elétrons para se estabilizar e de um anion para recebê-los há uma formação de forma geométrica bem definida conhecida como retículo cristalino iônico.
Os compostos moleculares são formados por substâncias ligadas, umas as outras, exclusivamente, por ligações covalentes. Neste tipo de ligação há um compartilhamento de elétrons, ou seja, os átomos fazem uso comum da quantidade de elétrons que necessitam para ter a eletrosfera semelhante a dos gases nobres (Regra do octeto). Desta forma, estas ligações ocorrem somente entre anions (entre ametais) e, por isso, jamais apresentarão metais em sua estrutura.
Diante de tais ligações, os compostos iônicos e moleculares diferem entre si em diversas propriedades