ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÍGICAS
526 palavras
3 páginas
ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS1. O QUE É?
2. PARA QUE SERVE?
3. ONDE ATUA?
4. QUAL A ROTINA?
5. QUE TÉCNICAS SÃO AS MAIS UTILIZADAS?
6. QUAL A ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO?
7. QUE HABILIDADES O BIOMÉDICO PRECISA DESENVOLVER PARA ATUAR NESTA ÁREA?
8. O QUE PODE FAZER?
9. O QUE NÃO PODE FAZER?
A análise clínica é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. São exames realizados em laboratórios e hospitais, identificando agentes causadores de doenças, fornecendo informações ao médico, de modo a proporcionar-lhe os meios necessários para atuar na prevenção, diagnóstico, tratamento, prognóstico e acompanhamento das enfermidades em geral.
Nas análises toxicológicas, os exames servem para analisar efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, como cosméticos, medicamentos, veneno de insetos, raticidas, pesticidas agrícolas, etc... Os principais objetivos desses exames são afastar ou confirmar uma intoxicação, avaliar o grau de agressão que o agente tóxico está causando no organismo e auxiliar na avaliação do tratamento. Eles fornecem importantes subsídios para um diagnóstico e acompanhamento mais seguros destes pacientes.
Os exames laboratoriais são uma série de exames ou testes indicados pelo médico ou em laboratórios de análises clínicas, afim de diagnosticar ou atestar uma doença. Eles também podem ser utilizados para a realização de exames de rotina, conhecidos como check-up. Os exames mais comuns são o de sangue, conhecido como hemograma e os exames de fezes e urina. Além desses, existem uma série de exames laboratoriais para diferentes tipos de situações, por exemplo o exame de colesterol, da glicose, de uréia, etc... .
Grande parte do tempo laboratorial, aproximadamente 70% a 80%, envolve tarefas manuais repetitivas. Os equipamentos modernos do laboratório clínico incluem dispositivos de varredura, estações de pipetagem e estações de