Análises cases Tam, Habib´s e reportagem
Sobre a primeira empresa, a TAM, fundada em 1961 passou a crescer efetivamente nos anos 80 a partir do momento em que a cia troca sua frota de aeronaves e adquire outra empresa passando a executar voos em maior escala e abrangendo outras regiões do país.
Em 1989 a empresa cria um estratégia que em meu ponto de vista é sua marca até hoje, utilizando a estratégia de diferenciação que é tapete vermelho e a recepção dos passageiros na entrada da aeronave pelo comandante, passando o diferencial da preocupação com o bem estar do cliente pela empresa.
A próxima fase de crescimento da empresa é em 1993 com a aquisição de novas aeronaves, podendo assim aumentar o número de passageiros transportados, criando um programa de milhagens até então inexistente no Brasil seguido por salas VIP, serviço de bordo diferenciado, happy hour e sorteio de prêmios.
Pouco tempo mais tarde a TAM passa a fazer voos internacionais com aeronaves Airbuss 330, no Mercosul, Miami e Europa.
No início dos anos 2.000 o mercado da aviação muda, com a entrada da Gol, oferecendo aos consumidores serviços mais simples com tarifas mais baixas, o que na minha visão abriu as portas do mercado da aviação para um público que até então que não estava acostumado a voar, passando a atingir pessoas que apenas utilizavam transporte rodoviário, assim a TAM precisa mudar sua estratégia para não perder mercado doméstico, que concluo foi uma saída muito boa, a segmentação de tarifas, não perdendo o foco do serviço diferenciado mas também abrangendo o público que paga tarifas reduzidas.
O Habib´s foi fundado em 1988 da engenhosidade de um português, Sr. Alberto Saraia após a contratação de um cozinheiro especialista em comida árabe Sr. Paulo Abud ao concluir que seria mais rentável criar um novo serviço no mercado ao invés de brigar com as centenas de padarias, pizzarias e pastelarias que já existiam, criando assim o fast food de comida