análise
É o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.
Qual é a origem do termo estatística?
A palavra estatística, derivada do termo latino «status» (estado), parece ter sido introduzida na Alemanha, em 1748, por Achenwall. A Estatística é encarada, atualmente, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados. Porém no século XVII na Inglaterra a estatística era a «Aritmética do Estado» (Political Arithmetic), consistindo basicamente na análise dos registros de nascimentos e mortes.
Por que a estatística é importante?
A importância da estatística pode ser vista através da sua utilização ao nível do Estado, de organizações sociais e profissionais, do cidadão comum e ao nível científico. A estatística é responsável pelo desenvolvimento científico em geral. Para além da sua aplicabilidade nas ciências naturais, na medicina, na agronomia e na economia, a estatística constitui um suporte de cientificidade para as ciências humanas e sociais. É assim que ciência como a sociologia, a psicologia, a história e a pedagogia têm beneficiado de consideráveis desenvolvimentos e de aumento de credibilidade pública com a sua utilização.
Diferencie população e amostra?
A pesquisa por população é aquela que levanta dados de 100% dos participantes. Este tipo de abordagem tem como grande vantagem a exatidão na hora das respostas. Isto acontece porque a margem de erro é teoricamente zero, visto que todas as pessoas são entrevistadas. Já a pesquisa feita por amostragem, tem o funcionamento em que a pesquisa tem como característica escolher aleatoriamente algumas pessoas e com elas representar as respostas de um todo da população através de referências estatísticas, ou seja, baseada em dados sem ter exatidão, nesse caso se trabalha com a probabilidade.
Por