Análise O Ovo da Serpente (por entendimento de Weber, Locke e Hobbes).
Também podemos identificar uma agressividade crescente em um meio político e social.
No político temos uma matéria de jornal, lida por um personagem, onde os judeus são descritos como inimigos do partido nazista e de todos aqueles que os apoiam.
No meio social, as pessoas tomam jornadas de trabalho duplas, como já foi mencionado, setor público de transporte em nível de superlotação e uma perspectiva de violência em níveis crescente. Os funcionários públicos - dentre eles quero destacar o delegado de polícia e suas opiniões políticas - tentam desenvolver em suas funções uma maneira de controlar e combater seus medos em todo esse cenário político-social de desordem.
Thomas Hobber: Toda essa característica de desordem político-social nos remete ao "Leviatã" de Thomas Hobber, onde encontramos oportunidades de utilizar essa teoria de um poder do Estado bem centralizado em um indivíduo. Isso pode ocorrer com Hitler e a Alemanha nazista por conta da necessidade, segundo Hobbes, que o ser humano tem de que alguém ou alguma coisa os ordene quando em estado imerso de caos.
Maquiavel: Hitler e o partido nazista também souberam como utilizar bem as ideias de preservação de um "principado", propostas por Maquiavel em sua obra "O Príncipe", pois soube buscar o apoio social e deter quem poderia lhes oferecer ameaça, produzindo alianças (com países, posteriormente Igreja) ou até mesmo por