Análise M - O vampiro de Dusseldorf
M – O Vampiro de Düsseldorf
Isabela Fiuza Macedo Murta Santos
Belo Horizonte
2013
Sumário
1. Dados Técnicos 3
2. Contextualização da obra 3
3. Sinopse 3
4. Análise 4
5. Bibliografia 9
1. Dados Técnicos
M – Eine Stadt Sucht Einen Morder (Br: M – O Vampiro de Düsseldorf) é um filme alemão de 1931, do gênero suspense, dirigido por Fritz Lang.
O filme possui como personagem principal o assassino Hans Beckert. A obra não possui outro personagem forte, entretanto, os personagens coadjuvantes têm grande importância na narrativa da história.
2. Contextualização da obra
O filme é influenciado pelo Expressionismo Alemão, movimento artístico inspirado no temor ao desconhecido e ao sobrenatural. Possui uma fotografia bastante característica desse movimento, cheia de sombras e escuridão, além de personagens misteriosos.
M – O Vampiro de Dusseldorf foi lançado em 1931, época em que o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou Partido Nazista, já estava organizado havia mais de 10 anos, participando de eleições e, no ano anterior ao lançamento do filme, se tornara o segundo maior partido no parlamento alemão. Dois anos mais tarde, Hitler se tornou o chanceler Alemão. Assim, trata-se de uma obra que consegue incorporar o espírito de seu tempo.
Originalmente, seria chamado de The Murders are Among Us (“Os Assassinos estão entre Nós), o que poderia ser considerada uma referência a um grupo nazista da época. O nome precisou ser alterado pelo autor e “M” refere-se a palavra Morder, que significa assassino.
Fritz Lang inspirou-se no serial killer Peter Kuerten, que cometeu cerca de 10 crimes na cidade de Düsseldorf, embora o autor tenha adicionado muitos fatos fictícios à história.
3. Sinopse
No final da década de 20, um assassino de crianças aterroriza uma cidade alemã. A polícia sai à procura do infanticida, deixando as