Análise e Projeto de sistemas
Árvore de Decisão
Uma árvore de decisão é uma representação de uma tabela de decisão sob a forma de uma árvore, porém podem haver outras aplicações. Tem a mesma utilidade da tabela de decisão. Trata-se de uma maneira alternativa de expressar as mesmas regras que são obtidas quando se constrói a tabela. Em outras palavras ela é como uma árvore binária, onde a direção por onde você percorrerá será definida pelas suas decisões. Exemplo:
Tabela de Decisão
A Tabela de decisão é uma maneira de expressar, em forma de tabela, qual o conjunto de condições que é necessário ocorrer para que um determinado conjunto de ações deva ser executado. O ponto principal de uma tabela de decisão é a regra de decisão, que define o conjunto de ações a ser tomado, a partir de um conjunto de condições.
Uma tabela de decisão é composta de:
Uma área de condições, onde são relacionadas as condições que devem ser verificadas para que seja executado um conjunto de ações;
Uma área de ações, que exibe o conjunto de ações que deve ser executado caso um determinado conjunto de condições ocorra;
Regras de decisão, representadas pelas colunas, que apresentam a combinação das condições com as ações a serem executadas.
Doadores:
Doador 1
Doador 2
Doador 3
Doador 4
Doador 5
Mais de 50 KG x x x x
+ de 16 anos x x x x x - de 69 anos x x x x
Não tomar remédios contínuos x x x x
Apto a Doar x x
Não Apto a Doar
x
x x Exemplo de Árvore de decisão para o doador 1
Diagrama de Contexto: O diagrama de Fluxo de dados de mais alto nível que representa todo o sistema como um único processo é conhecido como diagrama de contexto, e é composto por fluxos de dados que mostram as interfaces entre o sistema e as entidades externas. O diagrama é uma forma de representar o objeto do estudo, o projeto, e sua relação ao ambiente.
Um diagrama de contexto permite