Análise e Produção Textual
DISCIPLINA DE ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL I
SEMESTRE: 2013/2 – BLOCO 1
A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ATRAVÉS DA LEITURA
Cleber Clayton Raphael Boeira1
Geovana Rivarola Aguiar Bennech2
Pode-se dizer que uma das características principais do convívio em sociedade é a interação social. Em uma sociedade grafocêntrica como a nossa, desenvolvemos um grande universo textual com a ajuda de várias experiências de leituras em um processo de troca de informações constantes. É comum, na rotina do dia a dia, por exemplo, ler um jornal para saber das últimas notícias, encontrar na caixa de correio folhetos de propaganda, apreciar um bom livro antes de dormir.
Geraldi (1997, p.135) considera a “produção de textos (orais e escritos) como ponto de partida (e ponto de chegada) de todo o processo de ensino/aprendizagem da língua”. Essa afirmação vai ao encontro da preocupação com a necessidade de formar um indivíduo reflexivo, crítico, capacitando-o a posicionar-se diante do mundo através de sua habilidade de expressão das ideias.
A proficiência da leitura implica em uma prática que seja capaz de desenvolver um ensino produtivo, que leve o sujeito leitor à aquisição de habilidades linguísticas, a apreender as significações expressas nos diversos gêneros textuais, os quais denotam possibilidades de ampliação da competência comunicativa, enquanto usuário da língua nos mais variados contextos e com o fim de torná-lo um cidadão crítico e consciente, um sujeito ativo e transformador de sua realidade mediante o contexto social do qual é parte integrante.
A sociedade contemporânea encontra-se repleta de oportunidades de leitura à medida que, na era da globalização e da tecnologia, novos gêneros discursivos aparecem, novas formas de se comunicar surgem e, consequentemente, novas exigências e conhecimentos são postulados.
1 – Acadêmico do Polo de Araranguá, do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC
2 – Acadêmica do Polo de Araranguá, do