Análise e PLanejamento Financeiro
Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com planos de expansão para os Estados Unidos da América. O número de colaboradores, ultrapassou os 5 mil em 2007, e o de consultoras estimado em 1,5 milhão.
Em 2007, a companhia investiu cerca de R$ 108 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, consagrando-se como a empresa de cosméticos da América Latina que mais investe nessa área. Para desenvolver seus produtos, a Natura busca mobilizar amplas redes sociais capazes de integrar o conhecimento científico e a sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da biodiversidade botânica. Nas etapas de desenvolvimento e produção de seus cosméticos, a Natura não realiza testes em animais e segue as mais rigorosas normas de segurança internacionais. A empresa detém as certificações NBR ISO 14001 e NBR ISO 9001.
Companhia de capital aberto desde 2004, tem suas ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
2. DRE
a. Análise vertical resultado – desempenho de vendas (últimos 3 anos)
Acima temos a DRE, demonstrativo de resultados, importante ferramenta financeira de uso obrigatório na empresa, com uma demonstração de resultado com análise vertical, que ajuda a verificar quanto, percentualmente, cada conta de custo ou despesa impacta no resultado de vendas.
Através dos números apresentados acima, verificamos que as vendas da empresa cresceram anualmente, entre 2010 e 2012, bem como os custos também tiveram um acréscimo. Mesmo com o acréscimo nos custos a empresa conseguiu obter um resultado final (lucro) crescente durante os anos, demonstrando que a empresa