Análise WMS
RIO DE JANEIRO TRANSPORTE LOGÍSTICA LTDA.
RODOVIA PRESIDENTE DUTRA KM 304 – RESENDE – RIO DE JANEIRO
1 INTRODUÇÃO
Na busca de redução de custos logísticos, muitas empresas procuram uma alternativa no momento de escolher os equipamentos para movimentação e armazenagem. Porém, fica a dúvida: Alugar ou comprar empilhadeiras ?
O presente estudo visa conceituar logística e apresentar o importante papel que a logística representa na cadeia de suprimentos, integrando as áreas e suas funções. Será abordado o conceito e custos logísticos de modo sucinto, enfatizando os custos pertinentes a movimentação e armazenagem.
Serão verificados dados de uma operação logística. Com estes dados serão dimensionados os modelos e as quantidade de empilhadeiras de movimentação e armazenagem necessárias e será feita a escolha do fabricante desses equipamentos, realizando uma apresentação de custos para aquisição das empilhadeiras, bem como para locação. A análise de custos será realizada para um período de cinco anos onde se busca verificar o que se construirá em maior vantagem entre aluguel ou compra de empilhadeiras.
2 DEFINIÇÃO DE EMPILHADEIRAS
Empilhadeiras são veículos autopropelidos ( com propulsão própria ), com pelo menos três rodas, que elevam, transportam e posicionam cargas unitizadas ( Moura, 2004 p. 31 )
Permitem uma programação aleatória quanto ao roteiro e deve ser utilizada em distancias curtas e frequentes. Sendo um ambiente fabril interno é indicado o uso de empilhadeira elétrica e no caso de ambiente externo, equipamentos movidos a GLP – Gás Liquefeito do Petróleo ou Diesel.
2.1 Características e aplicações dos modelos de Empilhadeiras.
Diversos são os tipos de empilhadeiras existentes. Devido a isso, há uma diversidade de pontos de vista diferentes entre autores quanto a classificação. O mais abrangente é abordado nesse estudo.
Há diversos tipos de empilhadeiras, tendo características e