Análise Tátil Visual Solos
1. Introdução
Durante a evolução da humanidade as construções também evoluíram fazendo com que o homem utilizasse mais e mais os benefícios da natureza. Isto torna cada vez mais necessário o conhecimento do solo e suas características.
2. Objetivos
Os procedimentos aqui apresentados, tem por finalidade desenvolver experiências afim de classificar e identificar materiais provenientes do solo, através de contato visual e táctil, testes de solo seco, teste de desagregação do solo submerso, teste de dispersão em água, teste de plasticidade e teste de sujar as mãos.
3. Metodologia
3.1.1. Materiais Utilizados
a) Três amostras de solo seco de diferentes granulometrias( Areia, Silte e Argila);
b) Água;
c) Três provetas;
d) Relógio ou cronômetro.
3.1.2. O experimento
Foram realizados em laboratório os seguintes testes:
a) Teste de Solo Seco: Pegou-se um agregado de solo seco, denominado torrão, e ao tentar desfazê-lo com os dedos afim de perceber a coesão entre os grãos.
b) Teste de desagregação do solo submerso: Colocou-se um torrão de cada amostra em um recipiente com água, sem deixá-lo totalmente submerso para verificar a velocidade de desagregação dos solos siltosos, argilosos e arenosos
c) Teste de dispersão em água: Destorroou-se a amostra de solo para desagregá-la por completo. Em uma proveta com água colocou-se uma pequena quantidade de solo desagregado e agitou-se para provocar uma dispersão homogênea do solo na água. Deixou-se em repouso afim de observar o tempo de deposição das partículas.
d) Teste visual e táctil: Pegou-se uma pequena quantidade de cada amostra seca afim de sentir com os dedos sua aspereza, tanto secos quanto molhados.
e) Teste de plasticidade: Em primeiro lugar e necessário definir plasticidade como a propriedade que alguns materiais apresentam de sofrerem deformações contínuas sem que ocorra ruptura. Uma massa de solo úmido pode ser considerada, neste teste, plástica quanto