Análise Textual
Resumo
Aula 4 a 5
Aula 04
Para termos coerência é preciso respeitar a ideia de continuidade. É necessário seguir uma sequência lógica dos fatos.
Ao montarmos uma frase, temos que tomar cuidado para que uma ela, a frase, não desminta a outra.
Uma pergunta com um porquê, deve ter uma resposta que indique um porquê.
Uma pergunta com quando, deve ter uma resposta que indique uma circunstância de tempo.
Uma pergunta com onde, deve ter uma resposta que indique uma circunstância de lugar.
A coerência é a ligação de cada uma das partes do texto com o seu todo, de forma que não haja contradições ou erros que gerem incompreensão, mal-entendido ou até mesmo falha na comunicação.
Tipo de Coerência
Coerência Semântica- Refere-se à relação entre os significados dos elementos das frases em sequência.
Coerência Sintática- Refere-se aos meios sintáticos usados para expressar a coerência semântica: conectivos, pronomes etc.
Trata da adequação entre os elementos que compõem a frase, o que inclui também atenção às regras de concordância e de regência.
Coerência Estilística- Vem da utilização de linguagem adequada às possíveis variações do contexto. Na maioria das vezes, esse tipo de coerência não chega a perturbar a interpretabilidade de um texto.
Coerência Pragmática- é verificado através do conhecimento que possuímos da realidade sociocultural, que inclui também um comportamento adequado às conversações.
Refere-se ao texto visto como uma sequência de atos de fala. Para haver coerência nesta sequência, é preciso que os atos de fala se realizem de forma apropriada, isto é, cada interlocutor, na sua vez de falar, deve conjugar o seu discurso ao do seu ouvinte, de forma a manter a expectativa de conteúdo de acordo com a situação em que o texto é usado.
Deve haver uma organização, uma unidade de sentido para que o texto seja considerado texto e cumpra sua função: estabelecer contato com seu interlocutor, a fim de informar, influenciar, questionar,