Análise textual - fixamento
Gramática – Texto: Análise e Construção de Sentido
1ª. Edição/2006
Maria Luiza M. Abaurre
Marcela Pontara
Capítulos
- Capítulo 1
- Capítulo 2
- Capítulo 3
Moderna www.moderna.com.br ISBN 9788516052133
Capítulo 3 – A dimensão discursiva da linguagem
Página – 22 e 23 1. Os elementos da comunicação
“... a linguagem, além de ocorrer em diversos contextos comunicativos, permite representar diferentes situações de interlocução... modelo explicativo para a comunicação verbal a que deu nome de teoria da comunicação... se estrutura a partir de alguns elementos, atendendo a finalidades específicas. A base está na identificação de seis elementos, são eles: emissor, receptor, canal, mensagem, código e contexto.”
Comentário: Entre o emissor e receptor deve existir um canal, ao qual será transmitido uma mensagem, conjunto de idéias ou informações, onde existirá um código para haver a comunicação e assim, inserido o contexto.
AS FUNÇÕES DE LINGUAGEM
Função referencial ou denotativa (ênfase no contexto) “é a transmissão de informação sobre a realidade...”
Comentário: Informações são transmitidas sobre a realidade, com base em referenciais, como por exemplo, notícias de jornais ou telejornais, textos científicos, biografias. Enfim, todos acontecimentos verídicos; com ênfase no contexto.
Página – 24
Função emotiva ou expressiva (ênfase no emissor)
“... expressão das emoções, atitudes, estados de espírito do emissor com relação ao que fala...”
Comentário: O envolvimento pessoal do emissor, é muito presente neste tipo de função, onde ele pode expressar sentimentos, inquietações, suas emoções e todas as opiniões centradas no seu “eu”. Textos poéticos são exemplos que podemos citar para este tipo de função.
Página – 25
Função conotativa ou apelativa (ênfase no receptor)
“Quando o objetivo da mensagem é persuadir o destinatário, influenciando seu comportamento. Propaganda e formas verbais no imperativo