Análise Tempos Modernos
1. Relacionando o filme Tempos Modernos de Charles Chapin com os princípios de Taylorismo, é possível identificar os mesmos.
O princípio de planejamento é quando testam uma máquina que em teoria serviria para alimentar os operários, assim os mesmo não tirariam tempo de almoço para terem mais tempo em trabalho. A máquina prevê todos os processos de uma refeição, assim o ato de se alimentar sai do improviso e do natural para ser algo mecanizado e planejado para melhor proveito do tempo.
O princípio de preparo dos trabalhadores um exemplo são os vários funcionários da metalúrgica, como o funcionário que controla a força das máquina, está sempre sem camisa e apresenta um porte grande, e o funcionário que bate os parafusos também tem grande porte. Já o funcionário que aperta os parafusos é Chaplin, que não demonstra ter muita aptidão para o cargo. Outro exemplo de princípio de preparo dos trabalhadores está no café onde a menina órfã é escolhida para trabalhar como dançarina, pois demonstra ter aptidões para o cargo, e Chaplin é testado para cargo de garçom mas acaba sendo contratado para o cargo de cantor.
O princípio de controle pode-se ver no início do filme quando o presidente da empresa metalúrgica observa cada setor da fábrica por meio de vídeo e ordena a um dos funcionários que aumente a velocidade de um setor. Ele tem o controle do todos os funcionários e processos feitos na fábrica. Chaplin até satiriza com o excesso de controle na cena onde está em sua hora de descanso, quando está no banheiro e começa a relaxar e fumar um cigarro, quando de repente o presidente da empresa aparece por meio de vídeo e manda Chaplin voltar ao trabalho.
O princípio de execução vê-se na cena em que os funcionários da metalúrgica estão trabalhando, um aperta os parafusos, o outro os bate. Cada um tem o seu serviço a fim de reduzir o tempo de produção.
2. No filme Tempos Modernos podemos apontar como elementos do organização racional