Análise Swot
A análise do ambiente competitivo deve ser complementada pela identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua missão.
Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente.
Ameaças são também situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afetá-la negativamente.
Forças são características internas da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho.
Fraquezas são características internas da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.
Para, Sun Tzu a análise SWOT é fundamental pois: "Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas."
A visão baseada em recursos (VBR)
A Visão Baseada em Recursos - VBR - é uma alternativa às idéias de Porter sobre estratégia empresarial. Seu foco é mais voltado para os aspectos internos das companhias.
A VBR postula que as empresas com estruturas e sistemas superiores são lucrativas não porque investem em barreiras de entrada para prevenir menores margens no longo prazo ou porque ofereçam produtos diferenciados, mas sim porque elas se apropriam das rendas provenientes da escassez dos recursos específicos de uma empresa.
De acordo com a VBR, os rendimentos que uma empresa obtém são graças aos seus recursos, que são ativos, competências e capacitações - insumos únicos da firma que não podem ser replicados imediatamente. Assim, a gerência estratégica consiste em concentrar esforços para desenvolver e explorar eficaz e eficientemente esses recursos.
O