Análise Starbucks
1. Missão e os objetivos da empresa. Ser a marca mais respeitada e reconhecida do mundo. Focando a sua atenção na expansão do retalho e na inovação dos produtos, nunca deixando de se centrar na satisfação do cliente.
2. A análise das tendências do meio ambiente externo. O consumo de café nos USA disparou por completo ao longo dos anos; 50% da população bebe café diariamente mais o maior crescimento deu-se no consumo de misturas que incluem café. A idade média dos clientes é inferior à de antigamente, mas a maior diferença que se visualiza no tipo de clientes que frequentam as lojas é o estatuto social, enquanto que na altura da criação da marca as lojas eram mais frequentadas por gente de classe alta, hoje em dia há uma maior diversidade de classes nos consumidores, o número de clientes com um curso superior decresceu quase para metade, isto está obviamente relacionado com a expansão do consumo de café.
3. A análise do meio ambiente interno da empresa. Apesar de afirmarem ter uma filosofia centrada no cliente, algumas medidas que tomaram e a forma como pensaram no desenvolvimento da marca foram um pouco contra essa ideia, isto porque a grande preocupação foi aumentar o numero de lojas e a diversidade de produtos, antes de saber o que era mais importante na prespetiva do cliente.
4. Análise SWOT Forças: Grande capacidade de inovação, número elevado de lojas,é uma empresa que tem lucros elevados, boa reputação quanto à qualidade dos produtos, tem uma boa política quanto à gestão dos funcionários
Fraquezas: Pouca precepção das necessidades reais do cliente, imagem de ganancia junto dos clientes, pouca internacionalização
Opurtunidades: Expansão do consumo de café no mundo, cada vez mais as pessoas têm como hábito beber vários cafés ao dia
Ameaças: Cada vez há mais concorrentes, estão sujeitos às subidas de preço do café
5. Vantagem competitiva – estratégia competitiva. Customização das bebidas,