Análise Sociológica segundo Émile Durkheim
DISC. SOCIOLOGIA
Análise Sociológica segundo Émile Durkheim1
INTRODUÇÃO
O sociólogo Francês, Émile Durkheim, viveu durante a Primeira Guerra Mundial e foi o precursor em um novo momento das Ciências Sociais, a consolidação da Sociologia enquanto ciência. Suas influências de base teóricas foram as do positivismo de Augusto Comte e de Saint-Simon, além da forte influência das teorias de Charles Darwin e teorias biológicas. Em função desses aspectos teóricos originais, os estudos de Durkheim são relevantes para as ciências da sociedade e são parâmetros para vários ramos de pesquisa sociológica até nossos dias.
Esforçou-se para promover a emancipação da sociologia em relação à filosofia, buscou constituí-la como disciplina cientificamente rigorosa, com métodos investigativos sistematizados, definiu com clareza o objeto e as aplicações dessa nova ciência social, a partir dos paradigmas e modelos teóricos existentes nas ciências naturais, já que em seu ponto de vista, a sociedade é comparada a um organismo vivo que pode passar por ciclos vitais saudáveis ou doentios.
Entendia que na relação indivíduo-sociedade, a sociedade predominava sobre o indivíduo, a partir do momento que ela é quem impõe a ele um conjunto de normas de conduta social. Segundo Durkheim, a Sociologia deveria ser um instrumento científico para solucionar os desvios da vida social, possuindo uma dupla finalidade: para explicar os códigos de funcionamento da sociedade, e a segunda, seria a missão de intervir no funcionamento social aplicando medidas que pudessem diminuir os problemas da vida social.
2 A DEFINIÇÃO DE “O QUE É FATO SOCIAL”
A Sociologia para Durkheim é a ciência que estuda os fatos sociais, em uma perspectiva holística (a sociedade como um todo), onde há em toda sociedade um grupo determinado de fenômenos com caracteres distintos, que se distingue das