Análise sociológica reflexiva
Douglas Alencar Camara
5º Período Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Prof. Roberto Deitos
G1: ATIVIDADE REFLEXIVA
Ler o texto “Entre o inferno e o Paraíso: o papel da publicidade na sociedade de hiperconsumo” e fazer uma análise crítica das questões pontuadas no texto.
Análise Critica
Primeiramente, a sociedade atual rege entorno do capitalismo, desde o século XIX o capitalismo ou liberalismo, vem escrevendo a história da humanidade, produzindo ideais para fins lucrativos. Isso significa que as formas de se obter lucro nesse estilo de cotidiano são as mais diversas, e a publicidade vem em partida como ferramenta para facilitar a troca de informações nessa espécie de mundo atual em que vivemos.
A globalização é um fator muito importante para ser observado, pois o
“hiperconsumo”, como citado no artigo, é dado por ela e não pela publicidade.
A publicidade e propaganda veiculam os formatos que se encontra o nosso mundo, claro que muitas vezes isso é distorcido, mas é a massificação do consumo que se resulta a publicidade, o marketing e a comunicação social em si. Tendo em vista que o consumismo, resultado também do capitalismo, se difere dos outros sistemas econômicos e que pelo fato desse histórico, unindo com a globalização, que nada mais é do que, a tecnologia, internet, mídias e plataformas sociais, resultam no que Lypovetsky reflete, o hiperconsumismo.
Porém, o autor do artigo parece ter uma cisma com a publicidade, segundo a pirâmide de Maslow todos têm necessidades, desde fisiológicas até de realização pessoal e dentro do mundo consumista e globalizado a necessidade passa a ser confundida muitas vezes com o desejo, e isso é natural, pois as pessoas veem novos celulares, novas mídias, novas modas e querem participar também desse processo de evolução, mas isso se dá ao princípio e não à ferramenta, publicidade impulsiona, não cria.
No artigo é mencionado que a