Análise sobre o universo
Curso de Moda
Filosofia – 2M
Professor José Danilo Schlickmann
Acadêmica Paula Winter Lisot
Data: 27/08/2012
Análise Crítica a Partir das Fundamentações nas Aulas Anteriores
Afinal, o que é o Ser-Humano?
Tecnicamente, o Ser-Humano é uma criatura do Universo manifesta na Terra. Mas então o que é o Universo? Bom, existem inúmeras explicações, mas ao meu ver, o Universo seria a forma manifesta de Deus. Seguindo por essa linha, o Ser-Humano também seria uma parte de Deus, certo? Mas não esse Deus onde as denominações Cristãs pregam. Um Deus que não seria nada além do que a nossa essência, a essência do Universo.
Apesar de sabermos desse fato, não temos a capacidade de vê-lo com nossos olhos, só podemos ter esse conhecimento através da nossa capacidade de sentir. Se pensarmos direito, existem tantas formas por onde podemos ver Deus manifesto, como por exemplo, o Ser-Humano. Nós somos um milagre. Nossas capacidades de pensar, agir, falar, socializar e sentir vão além do que qualquer outro ser vivo conhecido pode chegar.
Então o Ser-Humano seria Deus? Claro que não. O Ser-Humano tem uma parte de Deus dentro de si, junto com seu Anime (emoções, racionalidade e manifestação de vida) e espírito (todo o entendimento de Shekinah – amor, que está presente ou não). Fora isso, o Ser-Humano tem seu corpo (matéria) que foi formado à partir da terra (Adão) e da água (Eva), e é por onde sua vida se manifesta. Resumindo, o Ser-Humano seria um Ser que foi criado à partir da terra e da água e a partir disso, foi introduzido o Psiquê (capacidade de pensar).
Todo Ser-Humano tem uma identidade, que é formada pela junção de seu ego e espírito, transformando em personalidade. A mesma é expressa através do caráter. Sendo assim, o caráter denuncia a identidade do Ser-Humano através da personalidade. Incrível, não? O Ser-Humano é formado por tantas partes, que curiosamente o completam irrevogavelmente.
No momento em que temos um conhecimento mais abrangente