Análise sobre o livro calabar
O livro Calabar fala sobre o Brasil colônia dos problemas sociais sobre traição, poder divergências preconceito, entre outros.
A história de Calabar inicia-se com a briga por posse de terra entre Portugal e Holanda os personagens do lado de Portugal eram :Mathias , (governador de Pernambuco), Dias Camarão ,o frei e Souto;do lado dos Holandeses eram:Nassau e’’Calabar’’.
Matias è um homem que vai até as últimas conseqüências para conseguir o que quer e o que ele quer è o Calabar morto, pois acha que ele é um traidor só porque ele têm idéias inovadoras,o que é perigoso para os poderosos.
O frei acha que com a vinda dos Holandeses para o Brasil o pecado alastrou-se e seu nome é Calabar.
Souto é um egoísta que somente pensa no que é melhor para ele e traiu Calabar.
Camarão è`um índio que foi ‘’catequizado’’ e civilizado pelos portugueses, o poder lhe subiu à cabeça, age somente com a razão,não com o coração,não è mas capaz de escutar a floresta,os bichos,entre outras coisas.Ele está do lado dos Portugueses, pois foram eles que o acolheram para o mundo.
Nassau è um homem em busca de m ideal de vida, procura ajudar o povo,pois essa è a sua função ,para isso cria confusão com a Campânia das índias ocidentais
Calabar è um homem que pensava nos seus compatriotas, tentava amenizar os problemas existentes em seu país,tanto sofrimento tocava-lhe e confiou naqueles que não mereciam credibilidade,por isso foi considerado traidor,ele defendia o povo e quem