Análise Setorial
ETAPA 1
A Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total. É uma atividade voltada para a execução e gestão de todas as tarefas e suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização, que corresponde ao planejamento, organização, direção e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma empresa. Esse planejamento deve balancear os objetivos conflitantes entre as diversas áreas da empresa e coordenar o fluxo de materiais para que o serviço ao consumidor seja mantido e os recursos utilizados adequadamente.
Essa administração envolve o ciclo de administração de materiais que começa com a identificação do fornecedor, na compra do bem, no recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
Os principais recursos, definidos como tudo aquilo que gera riqueza, no sentido econômico e que são fatores bem importantes para a produção, para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços para atender a demanda são os patrimoniais, como prédios ou instalação, terrenos, máquinas e equipamentos. Esses recursos patrimoniais são o conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliado monetariamente e que seja utilizado na realização de seus objetivos.
Já os recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações, na elaboração do seu produto final, como matéria-prima, materiais de produção e estoques.
A manutenção da competitividade entre as empresa depende diretamente da forma com que os materiais são geridos,