Análise setorial
1. Informações do Setor
Os principais players do mercado de telefonia móvel são as operadoras Vivo, TIM, Claro e Oi que representam 99, 7% do setor.
1.2. Fornecedores
Mencionam-se como principais insumos, as empresas provedoras de soluções de rede e infraestrutura, sistemas para as operações dos serviços, aparelhos celulares e atendimento (Call Center). Vide Anexo A para verificar os principais fornecedores.
1.3. Retorno sobre o Ativo Total (ROA)
Veja no Anexo B, as informações financeiras concernentes ao Retorno sobre o Ativo Total (ROA), média do setor e Desvio Padrão. As informações financeiras da operadora “VIVO S/A” não foram inclusas no quadro, devido a recente aquisição da empresa pela Telefônica que acoplou a telefonia móvel com fixa, impossibilitando a análise dos dados.
1.4. Principais Distribuidores
Temos como principais distribuidores de produtos e serviços das operadoras as: lojas virtuais, site das operadoras, lojas, quiosques em lojas físicas de varejistas, lojas próprias das operadoras, quiosques em diversas localidades, canais de atendimento por telefone, banca de jornal (chips), etc. Com relação aos compradores/usuários podemos citar pessoas físicas e jurídicas.
ANÁLISE DA INDÚSTRIA
2. Cinco forças de Michael Porter
Serão apresentadas a seguir, as Cinco forças do modelo Porteriano sobre a atratividade da indústria de Telefonia Móvel no Brasil, conforme modelo acima.
2.1. Ameaça de Novos Entrantes
- Necessidade de Capital e Economia de Escala: Uma empresa de Telecomunicações necessita de alto capital para poder atender as exigências de sua agência regulamentadora, (Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações), não só para manter a operação dos seus serviços, mas para conseguir as concessões de freqüências (bandas) para a prestação de