Análise Semiótica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
COMUNICAÇÃO SOCIAL - HABILITAÇÃO JORNALISMO
Kelly Christine Alvarenga de Castro
Matrícula: 69565
ANÁ LISE
SEMIÓ TICA
Governador Valadares
1 de abril de 2013
[ ]
SIGNO 1:
1
Símbolo.
TIPO DE SIGNO:
A. JUSTIFICATIVA:
O colchete, ou parêntese reto, é um símbolo gráfico aplicado simirlamente às ciências matemáticas, linguística e computacional. Definido arbitrariamente pela consciência coletiva, acabou representando a seleção, a determinação, de conjuntos numéricos, etimologia da palavra ou formulação de listas em algorítmos. Apesar dessas características atribuirem uma função indicial seletiva ao colchete, sua determinação primária é o que afirma tal atribuição e não o contrário. Sua cor cinza, foi propositalmente um índice de não significância da cor. Por hora, assumindo a arbitrariedade de usar qualquer outra nesse exemplo.
B. CONCEITO TEÓ RICO:
O símbolo é um signo que que refere-se ao objeto por convenção arbritária. Mantém a generalidade em sua natureza, tanto quanto o próprio objeto denotado por ele.
2
Legissigno simbólico remático.
TIPO DE CLASSE:
A. JUSTIFICATIVA:
A matemática, linguística ou computacão são linguagens, por isso simbólicas. Determinadas convencionalmente, aplicam ao símbolo estabelecido à classe legissigno. Como o colchete representa a seletividade dentro de uma parte maior, pode ser tratado por rema.
B. CONCEITO TEÓ RICO DA CLASSE:
Também pode ser tratada por símbolo remático ou rema simbólico. Na classe legissigno simbólico remático, temos um símbolo que representa seu objeto através de uma convenção. Como o símbolo é do tipo geral, é um legissigno. É remático, por fazer parte de um enunciado maior.
C. CONCEITO TEÓ RICO DOS SIGNOS QUE COMPÕ E A CLASSE:
C.1 Legissigno
TRICOTOMIA
|
CATEGORIA
TRICOTOMIA
|
CATEGORIA
TRICOTOMIA
|
CATEGORIA
Signo em relação a si