Análise Qualitativa dos Cátions do Grupo I
INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS
Relatório de Química Analítica Qualitativa
São Carlos, 19 de Agosto de 2013
INTRODIÇÃO
Um cátion nada mais é que um átomo que perdeu elétrons em sua camada de valência, ficando assim com carga positiva. A análise de cátions é uma prática comum nos laboratórios de Química Analítica, tanto na análise qualitativa realizada no meio acadêmico quanto na indústria, na identificação dos mais diferentes tipos de amostras desconhecidas. Esta prática é fruto de um vasto conhecimento de química acumulado em décadas por inúmeros pesquisadores e cientistas que conheciam a reatividade de muitas classes de compostos orgânicos e inorgânicos, bem como a propriedade de muitos deles.
Para análises qualitativas dos cátions, eles são classificados em 5 grupos, levando em consideração o modo com que estes reagem com alguns reagentes seletivos, principalmente pela formação ou não de precipitados. A classificação mais comum está relacionada com a diferença de solubilidade de seus cloretos, sulfetos, hidróxidos e carbonatos. Os cátions do grupo I (Prata, Chumbo e Mercúrio), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis e tem como reativo o ácido clorídrico diluído.
Os cátions do grupo I podem se apresentar da seguinte forma: Ag+, Hg22+ e Pb2+. São também conhecidos como íons mercurosos.
A prata é um metal nobre de cor brilhante, relativamente mole, e é o melhor condutor de calor e eletricidade já encontrado e pouco reativo. Em seu estado fundamenta em temperatura ambiente, encontra-se no estado sólido. No teste de chama, assume a cor lilás. A maioria dos compostos de Ag é insolúvel em água, exceto o AgNO3 e AgF, que são muito solúveis. AgCl possui produto de solubilidade igual a 1,8x10-10.
O Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente e não é um bom condutor de calor comparado com outros metais, entretanto é um bom condutor de eletricidade. É insolúvel em água e solúvel em