Análise psico jurídica do filme "o culpado"
Relacionar a Psicologia Jurídica a estas entre cenas do filme O Culpado torna-se de maneira geral uma atividade complexa devido a suas peculiaridades. Contudo se faz necessário descrever algumas situações.
Qual a função do pai na instituição familiar? Qual a função da mãe? Será que um pai consegue suprir a carência do outro? Será que a uma família desestruturada favorece o jovem a tender a vida criminosa? Como fica a mente de um jovem ao descobrir que seu verdadeiro pai nem sequer sabe que ele existe? Estes problemas psíquicos estão relacionados a seus comportamentos?
O abandono por um dos pais é na realidade uma situação enfrentada por cada vez mais jovens, mas que no filme, assume o papel de Nattan Corrigan. O jovem ao sair da prisão acusado por roubo recebe a informação de sua mãe que seu verdadeiro pai é Callum Crane, um importante advogado. Nesta situação o psicólogo Lima afirma que a ausência de um dos pais pode implicar em um fracasso escolar, como também problemas na estruturação psíquica dos filhos, o que poderá ocasionar desvios comportamentais.
Numa outra abordagem podemos destacar a personagem Sophie Lennon. Uma jovem mulher recém contratada que desempenha suas funções de secretária em um grande escritório de advocacia. Crane é um dos advogados deste escritório. Em uma noite, ele a oferece carona, mas antes de casa passam em um clube onde bebem e conversam. Ao deixar Sophie em casa, Crane tenta seduzi-la porém ela não aceita, nisto ele força a relação estuprando-a.
Analisando esta situação com um foco específico no estudo das funções mentais superiores, percebe-se que, o fato de Crane está bastante alcoolizado ocasionou uma redução em sua percepção e que pode ter o levado a pensar que Sophie estava