Análise Preliminar de Segurança do Trabalho
Esta análise é uma avaliação que deve ser feita pelo empregado ou terceiro antes da execução de serviço com eletricidade, levando-se em conta os riscos elétricos e adicionais do trabalho e as medidas que podem mitigá-los. Esta avaliação é obrigação do executante do serviço e irá proteger sua vida- e a de outras pessoas que podem ser afetadas por suas ações ou omissões de trabalho.
Deve-se elaborar um documento contendo os riscos associados à atividade que deverá ser realizada e as medidas de controle para minimizar estes riscos. Por exemplo: Risco de choque elétrico. Medida de controle: Utilização de luva isolante e bota de borracha.
Equipamentos de Proteção:
Os equipamentos de proteção podem ser divididos em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de proteção coletiva (EPCs). Como descrito no próprio nome do equipamento, uma diferença entre eles está relacionada a sua aplicação. Os EPIs se destinam à proteção individual e os EPCs à proteção coletiva.
Os EPIs devem ser utilizados quando as medidas de proteção coletivas forem inviáveis ou insuficientes, enquanto as medidas coletivas estiverem sendo implementadas e durante o atendimento de situações de emergência. Descritos na NR-6 (Equipamentos de proteção individual), protetores faciais, luvas isolantes e óculos de proteção são alguns exemplos de equipamentos de proteção individual.
Os EPCs são dispositivos, equipamentos ou sistemas destinados à proteção de todos os trabalhadores que podem estar sujeitos a algum tipo de risco em uma mesma área. Tais equipamentos complementam as medidas de proteção individual.
Sinalização de Segurança:
A sinalização de segurança em uma instalação elétrica é balizada pela NR-26 e tem por objetivo identificar equipamentos e instalações e advertir sobre os riscos inerentes à estas. Para instalações elétricas, as principais cores usadas são: amarelo (indica Cuidado!), verde (indica segurança) e alaranjado