Análise política moderna, robert dahl
Uma distinção predominante da crítica política, é a não importância em relação as motivações interiormente humanas, que geram fatos, ações políticas. Sendo portanto um olhar muito mais factual propriamente dito, do que subjetivo.
O cientista político ocupa-se com questões de poder, autoridade, domínio; diferente do economista (por exemplo) que irá se concentrar nos recursos necessários de uma instituição.
Se faz importante a distinção dos aspectos conceituais entre política e economia, ainda que ambas coexistam simultaneamente num determinado sistema, sendo imprescindível a análise objetiva em relação a finalidade do processo.
Segundo Parsons a política, economia, religião dentre outros compõem um sistema social. Sendo esta ultima um sistema, e as demais subsistemas. Sistemas e subsistemas são técnicas conceituais importantes, pois direcionam e enfocam, objetivando o objeto de análise.
Um Sistema social democrático, possuirá subsistemas que contribuem ao mesmo, assim como um sistema social autoritário, restringirá ao modelo totalitário, limitando e supervisionando qualquer diversidade política.
Socialmente, o que predomina é um fluxo contínuo de comportamentos, funções, deveres, agendas.. adquiridas pelo meio as quais vivem. Raramente políticos, indivíduos tem coragem ou capacidade de sobressaírem a tais fluxos, tais exceções anômalas geram expectativas políticas por parte da