Análise "Pinóquio as avessas"
Felipe é uma criança sonhadora e cheia de curiosidades do mundo, seus pais porém, apesar de Felipe ainda ser criança, tem uma programação a respeito do seu futuro (estudar, tirar boas notas, passar no vestibular e ser um grande profissional). Essa programação e expectativa são passadas para Felipe desde cedo, através de historias e exemplos que mostram à importância de frequentar a escola, aprender aquilo que é necessário para se passar no vestibular, escolher uma profissão e se tornar um adulto.
Quando Felipe começa a frequentar a escola, se depara com uma realidade totalmente diferente da que imaginava. Pensava que na escola a professora responderia suas curiosidades e interesse sobre o mundo, porém percebe que na escola só se é ensinado o que está programado, e que cada professor somente ensina aquilo que é referente a sua matéria.
Felipe passa então a questionar o porquê que deveria saber esses conteúdos e os professores não sabem responder, simplesmente ensinam porque está no conteúdo programático estipulado pelo governo. Em contato freqüente com este método, que é constantemente suportado pelos adultos como algo necessário, Felipe passa a ser uma criança menos sonhadora e mais focada naquilo que lhe foi dito que deveria aprender, preocupado em tirar notas boas e ser um profissional.
Deste modo vai se afastando da criança que era e dos sonhos que tinha, com um único objetivo que lhe foi imposto: estudar, tirar notas boas para passar no vestibular (onde seriam somente os melhores), estudar mais ainda na faculdade e assim ter uma profissão brilhante e ganhar muito dinheiro. Só assim seria reconhecido e seria Feliz.
Após seguir esse modelo, e conquistar com muito sucesso o que se é esperado do mesmo, Felipe não se sente feliz, e a angustia que sente faz com que ele procure um psicanalista.
O livro mostra a