Análise Organizacional
Devido à necessidade de vivenciarmos a teoria estudada em sala de aula, este artigo foi solicitado como requisito de conclusão da disciplina de Gestão da Cadeia de Suprimentos do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
Compreende-se como cadeia de suprimentos, um conjunto de instalações dispersas geograficamente interagindo entre si. Como exemplos dessas instalações tem-se: fornecedores de matéria-prima, plantas produtivas, centros de distribuição, varejistas, estoque em trânsito, produtos intermediários e produtos acabados entre as instalações. (Yin, 1991, apud Souza, Carvalho, Liboreiro, 2006).
Atualmente, tal área dentro das empresas está sendo mais evidenciada, pois os administradores passaram a enxergar a administração de material como uma necessidade básica de qualquer ramo de negócio, e não apenas como uma simples rotina dentro da organização.
Com base nessa nova forma de enxergar o funcionamento da cadeia de suprimentos e sua importância, realizamos este trabalho dentro de uma empresa varejista que trabalha com o ramo de colecionáveis, a Vida Quadrada.
Tal empresa foi escolhida por estar inserida no varejo com um ramo bem específico e não muito comum. Por trabalhar com a venda de elementos colecionáveis e geeks da cultura pop, ou seja, um catálogo de produtos singulares e que têm seu público bem definido, tornou-se referência na região sul do estado do Rio Grande do Sul - Brasil.
Os principais pontos analisados dentro da organização referentes a gestão da cadeia de suprimentos foram a estrutura de tal cadeia, como é administrada, a relação com fornecedores – desde uma avaliação prévia de potenciais até uma perpetuação da relação com esses, seja com o oferecimento de treinamentos ou feedbacks, contato, conhecimento de fornecedores primários – , existência de políticas de qualidade na cadeia, qual tipo de apoio a empresa recebe e outros assuntos que serão abordados no decorrer deste trabalho.