Análise organizacional
Departamento designa uma área, divisão ou um segmento distinto de uma empresa sobre o qual um administrador (seja diretor, gerente, chefe, supervisor etc) tem autoridade para o desempenho de atividades específicas. Assim, um departamento ou divisão é empregado com um significado genérico e aproximativo: pode ser um órgão de produção, uma divisão de vendas, a seção de contabilidade, a unidade de pesquisa e desenvolvimento ou o setor de compras. Em algumas empresas, a terminologia departamental é levada a sério e indica relações hierárquicas bem definidas: um superintendente cuida de uma divisão; um gerente de um departamento; um chefe de uma seção; um supervisor de um setor. Em outras empresas, a terminologia é simplesmente casual e pouco ordenada. Daí a dificuldade de uma terminologia universal. 2. Já vimos anteriormente o que é diferenciação vertical, o que é a diferenciação horizontal? Quais as diferenças entre elas?
A diferenciação vertical ocorre pelo arranjo hierárquico das unidades e posições na empresa (cadeia escalar), enquanto a diferenciação horizontal ocorre pelo desdobramento de diversos departamentos ou divisões especializados dentro do mesmo nível hierárquico da empresa. 3. Descreva as características que definem os tipos de departamentos, ressaltando as vantagens de desvantagens de cada uma das departamentalizações abaixo :
a. Departamentalização funcional;
Consiste no agrupamento de atividades de acordo com as principais funções empresariais. É o critério mais utilizado
É indicada para ambientes estáveis e de pouca mudança, que requeiram desempenho constante e repetitivo de tarefas rotineiras.
É indicada para empresas que tenham poucas linhas de produtos e permaneçam inalteradas por longo tempo.
É indicada para empresas com preocupação com a própria estrutura interna e com a eficiência de suas atividades internas.
Vantagens
1.Princípio da