Análise organizacional
As organizações são analisadas por meio da diferenciação. A mesma, refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos. A diferenciação pode ser feita em dois sentidos:
Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização.
Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade.
2) Analise a questão da visão holística nas organizações.
A visão holística de uma empresa equivale a se ter uma "imagem única", sintética de todos os elementos da empresa, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização (estrutura da empresa, cultura organizacional, qualificação do pessoal, assim como suas inter-relações).
3) Analise a distinção entre empresas matriciais, funcionais e de projetos.
Matriciais: Pretende maximizar as forças e minimizar as fraquezas das estruturas funcionais e projetizadas.
Funcionais: A empresa é agrupada por áreas de especialização dentro de diferentes áreas funcionais de maneira hierarquizada.
De Projetos: Toda a empresa é estruturada conforme os projetos que ela desenvolve; diz-se que é estruturada por projetos ou baseada em projetos.
4) Qual sua opinião sobre conflitos nas organizações.
Até há pouco tempo à ausência de conflitos era vista como expressão de bom ambiente, boas relações, e no caso das organizações, como sinal de competência, pois a maioria dos profissionais via o conflito de forma negativa, sendo o resultado de uma ação ou mau comportamento de algumas pessoas, e associavam à agressividade, ao confronto físico e verbal e sentimentos ruins, que eram considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre pessoas e ao bom funcionamento das organizações.
A partir do surgimento de inúmeras transformações políticas,