Análise organizacional da sadia s.a
A Sadia é uma empresa brasileira que foi fundada em 1944 por Attilio Fontana, cresceu e tornou-se referência de excelência na indústria de alimentos. Esse sucesso não se limita às fronteiras brasileiras. A Sadia é hoje uma das maiores empresas de alimentos da América Latina e uma das principais exportadoras do país, distribuindo mais de mil produtos para mais de 100 países. A Sadia terminou o ano de 2001 com um faturamento bruto de quatro bilhões e um lucro líquido de 202 milhões de reais. A empresa possui 22 mil funcionários, 11 indústrias de grande porte e 19 filiais comerciais no Brasil, além de uma unidade comercial na Argentina e representações no Uruguai, Paraguai e Chile. Mantém escritórios comerciais em Milão, Tóquio e Dubai e uma churrascaria em Pequim.
A natureza da organização caracteriza-se por ser uma Sociedade Anônima, no momento em que Attilio Fontana decidiu se juntar aos acionistas e criar uma nova sociedade, à qual, deu o nome de S.A. Indústria e Comércio Concórdia sendo batizada de Sadia, a partir das iniciais SA de "Sociedade Anônima" e das três últimas letras da palavra "Concórdia", DIA.
O próprio nome da estrutura já define o tipo de negócio oferecido pela Sadia: Indústria e comércio. A empresa define-se por um imenso número de unidades industriais espalhadas pelo Brasil e no mundo, com diversificação de produtos, ocupando o mercado interno e externo. A Sadia conta com mais de 650 itens, que são distribuídos para mais de 300.000 pontos de venda em todo o Brasil e distribuindo mais de mil produtos para mais de 100 países.
Missão
Alimentar consumidores e clientes com produtos saborosos e saudáveis, com soluções diferenciadas.
Visão
Ser reconhecida por sua competitividade em soluções de agregação de valor e respeito ao crescimento sustentável da cadeia de valor.
Desenho Organizacional
O desenho organizacional da empresa tem por objetivo definir como a organização funciona e como os recursos são distribuídos e aplicados.