Análise narratológica de “cidade de deus” em suas versões romanesca e cinematográfica

8182 palavras 33 páginas
ANÁLISE NARRATOLÓGICA DE “CIDADE DE DEUS” EM SUAS VERSÕES ROMANESCA E CINEMATOGRÁFICA[1]

OLIVEIRA, Lucas Pinto de.[2]

Resumo: Este estudo tem como foco a análise do narrador da obra literária “Cidade de Deus” (1997), de Paulo Lins, bem como a sua adaptação cinematográfica (2002) homônima. A análise se dá a partir dos estudos narratológicos, sob a perspectiva de Genette (1972), e o enfoque recaiu na figura do narrador, a partir do qual foram verificados os efeitos produzidos pelas diferentes utilizações do foco narrativo. Observou-se que a obra fílmica que se diferencia na obra literária, já que a primeira usou narrador intradiegético e a segunda, extradiegético, o que provocou mudanças significativas na diegese.

Palavras-chave: “Cidade de Deus”. Narrador. Foco narrativo.

Abstract: This study has as focus the analysis of the narrator of the literary work “Cidade de Deus” (1997), of Paulo Lins, as well as its homonymous cinematographic adaptation (2002). The analysis is done from the narratological studies, on the perspective of Genette (1972), and the focus was done in the figure of the narrator, from whom the effects produced by the use of different points of view were verified. We observed that the filmic work differs from the literary work, since the first one used an intradiegetic narrator, and the second one, extradiegetic, what caused significative changes in the diegesis.

Keywords: “Cidade de Deus”. Narrator. Point of view.

INTRODUÇÃO

É comum a adaptação de obras literárias para o cinema, e uma das características que essas adaptações acabam conciliando com a obra a qual se basearam é o seu teor dramático, pois, no momento da adaptação, vários recursos narrativos são modificados para se adequarem ao âmbito cinematográfico. Partindo para os âmbitos da literatura no momento em que se faz uma leitura, criam-se imagens que nos remetem a imaginar toda a cena narrada. Entretanto, muitas obras fílmicas, que são frutos de

Relacionados

  • Cp131105
    53573 palavras | 215 páginas