Análise Multivariada de Dados
1. Introdução
No âmbito desta unidade curricular, Análise multivariada de dados foi nos proposto a elaboração de um relatório em que analisamos os dados referentes a uma amostra de dados que diz respeito à relação existente entre os casos extra conjugais e a religião, educação, idade, anos de casamento e ocupação. Este trabalho tem como objectivo aplicar os conteúdos referentes à análise de variáveis nominais, ordinais e de escala. A principal ferramenta utilizada para a realização deste trabalho foi o programa IBM SPSS Statistics 22.0.
2. Definir as Variáveis Nominais, Ordinais e de Escala
As variáveis nominais fazem parte dos atributos qualitativos e não se estabelece qualquer tipo de qualificação ou ordenação. No caso da base de dados, as variáveis nominais são o “Género” e “Filhos”.
As variáveis ordinais fazem parte dos atributos qualitativos e estabelece-se uma qualificação ou ordenação. As variáveis ordinais são a “Religião”, a “Ocupação” segundo a escala de Hollingshead invertida e a “Avaliação do Casamento”.
As variáveis de escala fazem parte dos atributos quantitativos e permite a ordenação e quantificação de diferenças entre eles. As variáveis de escala são “Idade”, “Anos de Casados”, “Anos de Escolaridade” e “Número de Casos”.
3. Análise dos Dos
3.1. Variáveis Nominais e Ordinais
Neste ponto são analisadas as variáveis nominais e ordinais. Na primeira tabela será apresentado os dados relativos ao género, se tem ou não filhos que são as váriáveis nominais.
Estatísticas
Género
Filhos
N
Válido
601
601
Ausente
0
0
Esta segunda tabela diz respeito às variáveis ordinais, que são a religião, a ocupação segundo a escala de Hollingshead invertida e a avaliação do casamento.
Estatísticas
Religião
Ocupação
Aval.Casamento
N
Válido
601
601
601
Ausente
0
0
0
3.1.1. Tabela de Frequência
Nesta tabela será dada informação