Análise mtodológica do ensino de matemática de jovens eadultos
491 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS DCHT – CAMPUS XVI – IRECÊPROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PLATAFORMA FREIRE – LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Componente Curricular:EJA
Discente: Eduardo S Cruz
Assunto: Analise metodológica do ensino de matemática de jovens e adultos
Data: 10/10/2013
Irecê – BA
2013
Analise metodológica do ensino de matemática de jovens e adultos
1. Objetivo da pesquisa
Investigar prováveis causas do distanciamento entre o conhecimento matemático formal, oferecido na escola, e o cálculo mental, utilizado pelos educandos jovens e adultos em suas tarefas diárias.
2. O problema da pesquisa
Desenvolver um estudo sobre os conhecimentos matemáticos informais de jovens e adultos em contextos não escolares, entre outros motivos porque a instituição formal de ensino não parecia ser o espaço mais adequado para a manifestação desses saberes.
3. A problemática da pesquisa
A autora dessa pesquisa buscou responder a questionamentos como:
Os tipos de conhecimento matemático são construídos por alunos jovens e adultos da classe trabalhadora, em seus contextos de vida social, profissional ou doméstica?
Que relações esses conhecimentos, produzidos em contextos extraescolares, possuem com os conhecimentos matemáticos escolares?
Como uma melhor compreensão dos diferentes tipos de conhecimento matemático, construídos por jovens e adultos do ensino fundamental, pode contribuir para práticas educativas voltadas para essa clientela?
4. O tipo de pesquisa
A autora desenvolveu esse trabalho realizando pesquisas bibliográficas, de campo, etnográficas e estudo de publicações.
5. A metodologia
Desenvolvida no Morro de São Carlos de maio a dezembro de 2000, essa pesquisa foi acompanhada por meio de observação participante, com registro minucioso em caderno de campo; observações da vida