Análise Microeconômica
ECONOMIA
Questão 1: A principal diferença entre uma variável nominal e a sua respectiva variável real é o índice de preços, visto que a variável nominal é a expressa em moeda corrente e a variável real é a variável nominal deflacionada pelo índice de preços.
Questão 2: A inclinação dessa curva é de uma demanda perfeitamente elástica. A elasticidade preço é uma variação tendendo ao infinito (ɛ), uma vez que uma leve variação de preços leva à uma variação enorme na quantidade demandada.
Questão 3:
A demanda deve variar de 40%, a partir da variação de 20% do preço. O sinal negativo indica que a demanda irá diminuir, uma vez que demanda e preço possuem uma relação negativa.
Questão 4: O tabelamento de preços abaixo do preço de equilíbrio está fadado ao fracasso devido ao reajuste, à inflação e à variação dos preços que acabam sendo essenciais para a vitalidade do mercado. Como exemplo disso, podemos citar o mercado de verduras e legumes. Como vender estes produtos pelo mesmo preço em épocas de seca e em épocas de fartura nas colheitas?
O tabelamento de preços acaba reduzindo a qualidade dos produtos (o comerciante faz isso para obter seu lucro) e acarretando até na escassez do produto no mercado. Esses fatos comprovam a necessidade da variação dos preços para manter a estabilidade do mercado econômico.
Questão 5:
5.1)
5.2) 5.3)
5.4) Renda = 400 reais Despesa = 440 reais
A despesa estará em um ponto acima da reta, pois esta (a despesa) é maior que a renda.