Análise Microbiológica do Leite
Os alimentos perecíveis são facilmente contaminados por microrganismos quando as medidas de higienização não são adequadas. Existem vários tipos de microrganismos que podem afetar os alimentos, como os mesófilos,que são aqueles que crescem em temperatura ambiente, cerca de 30º C à 40ºC.
O leite é um dos alimentos mais frágeis, vários métodos de conservação são usados para que ele tenha uma vida de prateleira maior, mas um dos inimigos do leite sãoos microrganismos mesófilos. Geralmente esse tipo de microrganismo se prolifere no leite não resfriado e recém-ordenhado. As bactérias mesófilas têm a capacidade de fermentar a lactose, o principal açúcar do leite, produzindo ácido láctico, resultando desta forma em maior acidez no leite e deteriorar o leite rapidamente.
Existem práticas em laboratórios para fazer a contagem dos microrganismos em algumas amostras. Dentre essas práticas, destacamos as técnicas de espalhamento em superfície (spread-plate) e plaqueamento em profundidade (pour-plate). A primeira técnica consiste em sucessivas diluições da amostra, no caso do leite, e que em cada diluição é espalhada em duas placas de Petri contendo meio de cultura 0,1 ml da amostra.
No experimento feito em laboratório, têm-se como objetivo a contagem de microrganismos mesófilos em determinada placa com amostras de leite pasteurizado.
MATERIAIS E PROCEDIMENTO
Alimento líquido (leite)
3 tubos de ensaio com solução salina
Estante
Pipeta
Placa de Petri
Ágar padrão para contagem (PCA)
Antes do inicio do experimento, faz-se necessária a esterilização dos materiais e suportes utilizados.
Dilui-se a amostra de alimento líquido (leite) em solução salina 0,85% (p/v), transfere-se então1mL da amostra para o primeiro tubo de ensaio que contem 9 mL de solução (diluição ), faz-se a homogeneização do tubo e troca-se a pipeta para a repetição do processo até atingir a diluição .
Com a pipeta, deposita-se 1ml de cada diluição fora do centro de placas de Petri