Análise microbiológica da água de abastecimento de bebedouros e/ou filtros de creches e pré-escolas públicas do município de teixeira de freitas-ba.
Fabiana Lobo da Silva1; Elissandro dos Santos Rocha1; Jorge Luiz Fortuna2; Tharcilla Nascimento da Silva Macena3.
1 Acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus X – Teixeira de Freitas-BA. e-mail: bia_lob@hotmail.com; elissandro_rocha@hotmail.com.
2 Biólogo e Médico Veterinário. Mestre em Higiene e Processamento de Produtos de Origem Animal. Professor de Microbiologia do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus X – Teixeira de Freitas-BA. e-mail: jfortuna@uneb.br.
3 Biomédica. Mestre em Genética e Biologia Molecular. Professora de Biologia Celular e Molecular do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus X – Teixeira de Freitas-BA. e-mail: tharcillamacena@gmail.com.
Água é um recurso natural essencial aos seres vivos. Não basta que a população apenas disponha de água, é necessário que a água tenha o mínimo de qualidade. A água contaminada é um importante veículo na transmissão de doenças e sua qualidade microbiológica é um fator indispensável para a saúde pública. Esta pesquisa foi realizada em instituições públicas de ensino infantil, locais que devem fornecer formação educacional, segurança, infra-estrutura adequada, com condições adequadas de higiene e alimentação. Além disso, as crianças passam a maior parte do dia nas creches e pré-escolas, o que torna estas instituições sua segunda casa. Como objetivos, avaliar as condições higiênico-sanitárias da água dos bebedouros e filtros das creches e pré-escolas do município de Teixeira de Freitas; identificar os possíveis gêneros de bactérias do grupo de coliformes; ressaltar os cuidados com a limpeza e manutenção destes equipamentos; contribuir com subsídios que fundamentará a orientação aos responsáveis pelas instituições de ensino, em