Análise - Kant, O que é Iluminismo?
Neste texto, Kant fala sobre que o ideia Iluminista é a existência da possibilidade do homem seguir a sua própria razão, sem se deixar levar por crenças religiosas, tradições e outras opiniões.
É muito mais simples para o homem, na sua preguiça e covardia, absorver pensamentos já prontos e tomá-los como certo (tipo estudar por resumo, que não tem capacidade nem de ler os textos).
Mas se o homem almeja o progresso, é necessário que ele busque o conhecimento. Enquanto ele não busca esse conhecimento e apenas mastiga o que lhe é dado pronto, ele é um "homem menor".
Conceito de menoridade
É basicamente a gente. A incapacidade de se servir da razão, de buscar o real conhecimento. O homem covarde e preguiçoso. Que está em conformidade.
A menoridade é por culpa do próprio sujeito minimizado que se deixa abater pela preguiça, o comodismo e a covardia que são cada vez mais comuns até mesmo nos dias atuais, revelando que Kant constrói uma idéia, mesmo cerca de 230 anos atrás, bastante atual.
Essa situação cômoda e minoritária ainda é facilitada pela existência de pessoas, tutores que se utilizam do comodismo da maioria para lucrar cada vez mais, determinando como devem agir, falar, comer e enfim como devem viver.
Tutores como a religião, a mídia, as ideologias, que fazem com que o cidadão não consiga pensar além do que lhe é apresentado. Eles limitam os seres humanos numa ditadura estética, econômica, religiosa e cultural, destinando-lhes preceitos e fórmulas que só o aprisionam cada vez mais.
É valido ressaltar também que essa minoridade é um vício de longa data do qual, tornou-se hábito e portanto de difícil reversão, mesmo que o homem consiga se desprender, o salto dado será mínimo e a tentação ao retorno imensurável.
Com base nisso é que também se pode inferir que são pouquíssimos os que atingem a maioridade visto que para isso é necessário ultrapassar o banal e amadurecer.
Razão