análise institucional em serviço social
Ariane Ferreira Campos (ari.camp@hotmail.com)
Eixo temático II: Debate sobre as teorias na formação profissional
Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas- ICSA
Departamento de Comunicação Social e Serviço Social- DECSO
Rua do Catete s/ nº, Centro, Mariana – Minas Gerais/ Brasil – CEP: 35420-000
OBJETIVO:
O presente trabalho é fruto de uma investigação acadêmica sob a orientação da professora Jacqueline Botelho para possibilitar uma aproximação teórica aos principais autores que tratam da temática. Considerando a importância deste processo de pesquisa para um aprofundamento teórico que possibilite ao acadêmico e ao profissional, conhecimento de como se configura determinada instituição, quais são as relações de força presente dentre outros, obter este conhecimento e não apenas uma informação. Este conhecimento é essencial para uma ação profissional que venha de encontro com as competências profissionais e com o Projeto ético-político.
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca a partir de uma primeira aproximação a algumas teorias tentar sistematizar, orientar como se deve realizar uma análise institucional. Algumas outras temáticas como burocracia, correlação de forças, organização, mandante e mando, instituído e instituinte serão também analisadas no intuito de possibilitar uma análise mais profunda do que seria uma instituição.
Diversos são os autores que tratam desta temática de análise institucional, de como realizá-la e quais são os elementos importantes. No entanto, devido a fragilidade do debate deste assunto, busquei focar inicialmente em quatro autores que trazem a dimensão desta teoria de forma que pude compreender e sistematizar de forma mais clara: Guerra (2009), Faleiros(2009), Robert (1998) e
Baremblitt (1992).
1
Yolanda Guerra traz de forma bem elaborada, a importância da dimensão investigativa no exercício profissional