Análise Humanista - Pinóquio as Avessas
No livro de Rubem Alves, o processo é inverso: há no início da história uma criança "de verdade", cheia de curiosidade e ânsia de conhecimento, mas que aos poucos vai sendo "engessada" pelo processo educacional até a completa imobilidade obtida com o diploma universitário.
Podemos verificar na história a presença da abordagem tradicional - através da figura da escola e dos professores - na qual a escola ensina o que se deve e não o que se deseja aprender e o professor é o foco das aulas, pois ele é o detentor de todo o conhecimento, portanto o responsável pelo sucesso escolar do aluno (mas não pelo seu fracasso, afinal, ele transmitiu todo o conhecimento necessário e os alunos não armazenarem, sendo estes os únicos responsáveis pelo seu insucesso). A finalidade é a formação do aluno quanto à preparação para o mercado de trabalho e não quanto à sua formação humana, cidadã.
Assim Felipe em sua primeira experiência na escola percebe que é bem diferente do que ele imaginava, crianças são moldadas a pensar igual e sobre assuntos que muitas das vezes não interessam a elas, diferentemente em sua casa ele é fortemente influenciado pelos seus pais a conduta de que só vai ser um adulto realizado, aquele que frequenta a escola, tira as melhores notas, passa no vestibular, consegue um diploma e se torna um profissional bem remunerado. Com base no método humanista da professora Mizukami, esse modo não considera as características próprias de cada aluno, a criança tem que