Análise Granulométrica
1-Objetivo
A análise granulométrica objetiva a obtenção da curva de distribuição, em termos de porcentagem, de toda a gama de diâmetros dos grãos do material em estudo. Através desta curva, algumas propriedades dos solos podem ser obtidas, além de auxiliar em alguns dimensionamentos e classificações dos solos.
O comportamento de solos não coesivos está bastante relacionado com o tamanho dos grãos do material; o mesmo não acontece com os solos coesivos em que o seu comportamento está mais diretamente ligado ao tipo do mineral argila e da história geológica do material. Portanto, para areias e siltes, a obtenção da curva de distribuição granulométrica apresenta valores práticos, permeabilidade, capilaridade do material, etc. Também é largamente usada na identificação e classificação dos solos geral.
A análise de um de seus parâmetros, o coeficiente de uniformidade (D60 / D10), é uma maneira de se avaliar o comportamento do material quanta às dificuldades ou facilidades de compactação do mesmo.
2-Definição
Análise Granulométrica é um processo que determina a proporção de material que possui grãos maiores ou menores que um determinado diâmetro de grão, para uma dada amostra. A distribuição granulométrica da parte grossa do solo é determinada por peneiramento(até a peneira nº 200 ASTM), e a parte fina é determinada indiretamente por sedimentação, baseada na lei de Stoke.
3-Equipamentos
a) Balança que permita pesar 2 kg, sensível a 0,1 g;
b) Balança que permita pesar 1 kg, sensível a 0,01 g;
c) Estufa capaz de manter a temperatura entre 105 – 110°C;
d) Peneiras de 2’’, 1.1/2’’, 1’’, ¾’’, ½’’, 3/8’’, nº 4 (4,8 mm), nº 10 (2,0 mm), nº16 (1,2mm), nº 30(0,6mm), nº40(0,42mm), nº 50(0,30mm), nº100(0,15mm), nº200(0,074mm), inclusive tampa e fundo, de acordo com a especificação “Peneiras de malhas quadradas para análise granulométrica de solos”, ABNT ED-22R
e) Agitador para peneiras, com dispositivo pra fixação desde uma até seis