ANÁLISE GRANULOMÉTRICA , UMIDADE E DENSIDADE APARENTE DOS SOLOS
APARENTE DOS SOLOS
MATEUS DE OLIVEIRA ALMEIDA
MARIANA LOURENÇO FERREIRA
MARLLON SANTOS DE CARVALHO
LUCIANO JOSINO
INTRODUÇÃO
O ensaio de granulometria é o processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. O ensaio de granulometria é dividido em duas partes distintas, utilizáveis de acordo com o tipo de solo e as finalidades do ensaio para cada caso particular. São elas: análise granulométrica por peneiramento e análise granulométrica por sedimentação.
O ensaio de análise granulométrica do solo está normalizado pela ABNT/NBR 7181/82. A distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, serão obtidos pelo processo de peneiramento de uma amostra de solo, enquanto que, para siltes e argilas se utiliza o processo de sedimentação.
A densidade do solo é uma propriedade variável e depende da estrutura e compactação do solo.
Conforme Costa et al. (2003, apud MARTE.SID), a densidade tende a aumentar com a profundidade o que se deve a fatores tais como: teor reduzido de matéria orgânica, menor agregação, menor penetração de raízes, maior compactação ocasionada pelo peso das camadas sobrejacentes, diminuição da porosidade total devido a eluviação de argila, dentre outros. Segundo
Carvalho et al. (2007 apud MARTE.SID) atributos físicos como densidade e umidade são indicadores da qualidade do solo, entendendo como qualidade do solo a capacidade deste em manter a produtividade biológica, a qualidade ambiental e a vida vegetal e animal saudável na face da terra
(DORAN & PARKIN, 1994, apud MARTE.SID).
A umidade influencia importantes processos no solo e na planta tais como: movimento de água, compactação do solo, aeração do solo e desenvolvimento radicular.
MÉTODOS (GRANULOMETRIA)
Os métodos desenvolvidos foram disponibilizados pela professora Dra. Kátia Daniela Ribeiro,
professora